SAUDE

Publicada em 27/11/18 às 14:33h - 105 visualizações
Vagas do Mais Médicos estão todas preenchidas no RS, diz Secretaria de Saúde.

fonte: G1


Municípios têm até o dia 14 de dezembro para validação e início das atividades dos novos médicos nos postos de saúde.
A Secretaria Estadual da Saúde (SES) informou que foram preenchidas todas as 630 vagas destinadas a médicos com registro no CRM do Brasil nos municípios do Rio Grande do Sul, no Mais Médicos. As vagas eram para cidades que tinham médicos cubanos e ficaram sem esses profissionais depois do anúncio da saída de Cuba do programa.
No novo edital do Ministério da Saúde, os municípios têm até o dia 14 de dezembro para validação e início das atividades dos novos médicos nos postos de saúde. A publicação da lista com o nome dos profissionais homologados deve ser feita no dia 18.
O presidente do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do RS (COSEMS/RS), Diego Espíndola, disse que os prefeitos gaúchos aguardam a chegada dos médicos ao estado.
"O Ministério da Saúde nos informou que deve homologar até quarta-feira (28) de 80% a 90% da lista de médicos que se inscreveram. No RS, todas as vagas são para trabalhar imediatamente. Por enquanto, o que temos são inscrições preenchidas, mas aos poucos os médicos vão começar a se apresentar nas cidades. No dia 7 vamos publicar novo edital, com as vagas que sobraram, caso algum médico desista".
Carlos Alzenir Catto (PDT), prefeito de Chapada, no Norte do Rio Grande do Sul, cidade que perdeu um médico cubano com o fim do contrato, disse que a vaga no município foi preenchida por uma médica, que deve se apresentar nos próximos dias para validação.
"Temos cinco profissionais concursados e com salários em dia. Porém, o atendimento está prejudicado. Temos a presença deles, mas reduziram o número de consultas. O atendimento num turno de quatro horas é de quatro pacientes, um por hora. Um profissional médico está atendendo 16 pacientes por turno. A população é quem perde com isso".
O prefeito conta também que, em outubro, abriu um edital para contratar mais três médicos e não houve interessados. O salário era de R$ 11.154,00.
A imprensa, Collazo disse que aguarda o fim do edital para, quem sabe, continuar trabalhando no país. "Vou esperar até o dia 14 para ver se o médico que se inscreveu vai aparecer. Além de Chapada, tem outras cidades próximas que podem precisar de médico. Eu não consegui [fazer a inscrição no novo edital], eu ainda não tenho CRM, nem consegui fazer o revalida porque neste ano não teve edital. Por enquanto, estou aguardando para ver se consigo me inscrever no próximo edital".
O médico disse que se sente injustiçado com a situação dos cubanos. "Construí família no Brasil e tive meu contrato renovado no ano de 2017, que iria até 2020. Cuba não está exigindo que nós retornemos. Entretanto, o benefício que ganhamos para ter nosso contrato renovado foi esquecido e nossas vagas foram oferecidas, sem termos direito de escolha. Não nos deram a chance de terminar nosso contrato, nem fomos consultados sobre a possibilidade de permanecermos no contrato por nossa conta."
Alternativas em cidades com falta de médicos
O Rio Grande do Sul é o estado com o maior número de cidades sem médicos dedicados à atenção básica em saúde na rede pública devido à saída de Cuba do Mais Médicos. A estimativa é de cerca de 1,8 milhão de moradores afetados.
Por isso, como alternativa até a chegada dos novos médicos, prefeituras decidiram remanejar os horários dos profissionais brasileiros para manter os atendimentos.
97,2% das vagas preenchidas no país
O Ministério da Saúde anunciou nesta segunda que 97,2% das vagas do novo edital do Mais Médicos já foram preenchidas no país. Até às 12h eram 30.734 inscritos com registro (CRM) no Brasil.
Desse total, 21.407 foram efetivadas e 8.278 profissionais já estão alocados no município para atuação imediata. Na apresentação ao município, que vai até 14 de dezembro, o médico deve entregar todos os documentos exigidos no edital.




Os Heróis da Vida Real.
Hora Certa

Estatísticas
Visitas: 6981781 Usuários Online: 175


Fan Page

Tempo no Brasil
You Tube Inscreva-se.
Departamento de Vendas.
Conexão Blogspot.
Rádio Web.
Bombeiros RS Treinamentos
Febrabom RS
A Maior Loja do Brasil

Inscreva-se em Nosso Canal.
Empresa Forte é Destaque Aqui!
Espaço Democrático.
Anuncie Aqui.
Anuncie Aqui!
Fique informado:
Colunistas

Júlio Valêncio

Contra ou a Favor! "eis a Questão".


MESTRE APARECIDO

O Malvado Favorito.


CARLOS CARDOSO

Bombeiros Civis do Rio Grande do Sul Fiquem Atento a Propagandas Enganosas pois, Nada é de Graça!


Redes Sociais


Bloquear cópia de conteúdo Não tente copiar!
Copyright (c) 2018 - conexaobombeiro.com.br - Todos os direitos reservados