MATERIAL ESTUDO

Publicada em 25/04/18 às 16:27h - 168 visualizações
A importância dos gongos na instalação de um sistema de sprinklers.

fonte: skop


Além dos chuveiros automáticos, uma peça fundamental em um sistema de sprinklers é o alarme hidráulico de VGA, também conhecido como conhecido como gongo.
Sempre ressalta a importância de manter a manutenção e o cuidado com os sprinklers como uma forma de prevenção de patrimônio e de vidas humanas. Além dos chuveiros automáticos, uma peça fundamental que merece atenção é o alarme hidráulico de VGA.
Também conhecido como gongo (que faz aquele ruído inconfundível, que você provavelmente já viu nas cenas de filme quando acontece um incêndio), o alarme hidráulico é um dispositivo composto por um motor hidráulico e uma campainha.
O que é um gongo e como funciona?
É uma opção para instalações onde não existe monitoramento remoto da válvula através de uma central de detecção e alarme de incêndio. O alarme hidráulico trabalha interligado com a saída de alarme de VGA (válvulas de governo e alarme), válvulas de dilúvio e em sistemas de preação.
Com a função principal de alertar aos usuários em caso de início de incêndio no local, ele é acionado quando acontece uma despressurização da rede de sprinklers, possivelmente causado pelo acionamento dos chuveiros automáticos. Com a função de alerta local, restrito à área de alcance sonoro do equipamento, o princípio de funcionamento do alarme hidráulico (gongo) é apenas em caso de abertura da VGA (situação de alarme), ocorrendo a entrada de água nos orifícios existentes na base da "portinhola", gerando com isto, fluxo de água pela tubulação de alarme, direcionada ao motor hidráulico do gongo.
Pela estrutura mecânica do dispositivo, quando existe este fluxo, é projetado através de um pequeno orifício, um jato de água sobre o rotor interno do motor, gerando uma rotação. Após gerar a rotação do motor, a água projetada sai por gravidade, através do dreno, que é conectado à parte inferior do motor. Deve ser observado, atentamente, o sentido correto de entrada e saída, conforme indicações impressas no equipamento, ou ainda no manual técnico.
Em hipótese alguma deve existir fluxo de água, através do tubo de sustentação existente entre o motor e o gongo.
Informações importantes para instalação do gongo
Antes de tudo, compre e instale gongos hidráulicos certificados para garantir o bom funcionamento em caso de uso. Identificar corretamente na VGA o ponto de conexão do sistema de alarme.
É importante nunca fazer a montagem do motor com o dreno direcionado para cima ou para as laterais. Muito cuidado para não inverter a entrada do rotor com a saída, pois poderá causar danos ao mesmo e dar a impressão de que há algo errado no equipamento quando na verdade será no posicionamento incorreto da alimentação e do dreno.
Também é imprescindível verificar se não ocorreu excesso de aperto nas conexões, gerando travamento do eixo de transmissão e demais partes do dispositivo e ter atenção a registros na tubulação do dreno, conectado à saída do motor hidráulico, pois na hipótese e deste registro ser fechado, poderá ocorrer o preenchimento da câmara interna do motor hidráulico, ocasionando mau funcionamento do mesmo.
Em sistemas sujeitos à variações de pressão, é aconselhável a instalação de câmera de retardo, desde que, devidamente definido pelo projetista do sistema. Este dispositivo gera uma temporização de acionamento do gongo, evitando assim falsos alarmes



Os Heróis da Vida Real.
Hora Certa
Estatísticas
Visitas: 6543555 Usuários Online: 45


Fan Page

Tempo no Brasil
You Tube Inscreva-se.
Departamento de Vendas.
Conexão Blogspot.
Rádio Web.
Bombeiros RS Treinamentos
Febrabom RS
A Maior Loja do Brasil

Inscreva-se em Nosso Canal.
Empresa Forte é Destaque Aqui!
Espaço Democrático.
Anuncie Aqui.
Anuncie Aqui!
Fique informado:
Colunistas

Júlio Valêncio

Contra ou a Favor! "eis a Questão".


MESTRE APARECIDO

O Malvado Favorito.


CARLOS CARDOSO

Bombeiros Civis do Rio Grande do Sul Fiquem Atento a Propagandas Enganosas pois, Nada é de Graça!


Redes Sociais


Bloquear cópia de conteúdo Não tente copiar!
Copyright (c) 2018 - conexaobombeiro.com.br - Todos os direitos reservados