MATERIAL ESTUDO

Publicada em 19/02/18 às 20:55h - 105 visualizações
Conheça a Teoria de Frank Bird e seus valores para segurança do profissional.

fonte: epi-tuiuti


A Teoria de Bird traz para as empresas um maior preparo dos colaboradores para situações de acidentes, fazendo com que todos estejam preparados para prevenir qualquer situação de risco.
Quem trabalha com segurança do trabalho sabe que uma base teórica é fundamental para ajudar na preparação da empresa contra qualquer eventualidade que pode acontecer durante a execução das atividades. Uma dessas teorias é a chamada Pirâmide de Bird, que foi desenvolvida na década de 60 nos Estados Unidos e continua sendo tão atual quanto a forma como ela é executada pelos profissionais.
A Teoria de Bird retrata as estatísticas e as relações entre tipos de acidentes e incidentes que ocorrem no ambiente de trabalho, ajudando não apenas no que diz respeito ao registro das ocorrências, mas no gerenciamento dos fatores de risco que acometem os colaboradores e influenciam nos acidentes e no desenvolvimento de doenças.
Como funciona a Teoria de Bird?
A Teoria de Bird foi construída por Frank Bird Jr., um gestor de programas de segurança norte-americano que fez uma relação com os acidentes de trabalho ocorridos em 21 empresas que ele estudou, a frequência com que essas situações ocorreram e a gravidade em que esses transtornos se enquadram. Assim, a Teoria de Bird funciona como um parâmetro para se notar uma distribuição de acidentes de acordo com a gravidade desses acontecimentos e qual o impacto que é gerado na organização.
Levando para os conceitos abordados em Segurança do Trabalho, a Teoria de Bird auxilia o profissional a enquadrar seis conceitos de acordo com a situação que acontece dentro da empresa: desvio, perigo, probabilidade, severidade, exposição e risco. Cada um desses seis fatores pode ser abordado com o auxílio da Teoria de Bird.
Embora alguns pesquisadores e estudiosos da área não acreditem que Bird apresente um modelo concreto para ajudar a mensurar essas características de acidentes, a pirâmide ajuda as empresas a entenderem de forma didática a forma de como os acidentes ocorrem e as probabilidades de que eles aconteçam, bem como os riscos que são sentidos pela organização. É por isso que qualquer empresa pode adaptar a Teoria de Bird à sua maneira e usá-la da forma como ela desejar.
Teoria de Bird e segurança do profissional
O aspecto mais benéfico da Teoria de Bird para a segurança profissional é o preparo dos colaboradores para situações de acidente. Isso porque a ferramenta permite que a empresa como um todo esteja preparada para prevenir qualquer situação acidental e tomar as medidas cabíveis para amenizar os efeitos que um acidente pode causar.
Outro detalhe é o de previsão: o profissional vai conseguir notar com mais clareza quando um acidente poderá ocorrer, seja lá de qual maneira aconteça. Por isso, a Teoria de Bird auxilia a organização a montar um plano de estratégias tanto para prever algo de errado ou se preparar para alguma ação nociva frente aos trabalhadores.
Possibilitando um maior fluxo de comunicação entre todos os colaboradores, o modelo da pirâmide exposto na Teoria de Bird também garante melhorias no Programa de Gerenciamento de Riscos e ajuda os profissionais de segurança do trabalho a desempenhar melhor seu papel e ampliar a gama de possibilidades de atuação.




Os Heróis da Vida Real.
Hora Certa
Estatísticas
Visitas: 6543549 Usuários Online: 39


Fan Page

Tempo no Brasil
You Tube Inscreva-se.
Departamento de Vendas.
Conexão Blogspot.
Rádio Web.
Bombeiros RS Treinamentos
Febrabom RS
A Maior Loja do Brasil

Inscreva-se em Nosso Canal.
Empresa Forte é Destaque Aqui!
Espaço Democrático.
Anuncie Aqui.
Anuncie Aqui!
Fique informado:
Colunistas

Júlio Valêncio

Contra ou a Favor! "eis a Questão".


MESTRE APARECIDO

O Malvado Favorito.


CARLOS CARDOSO

Bombeiros Civis do Rio Grande do Sul Fiquem Atento a Propagandas Enganosas pois, Nada é de Graça!


Redes Sociais


Bloquear cópia de conteúdo Não tente copiar!
Copyright (c) 2018 - conexaobombeiro.com.br - Todos os direitos reservados