CIDADES

Publicada em 11/01/17 às 21:32h - 521 visualizações
Hospital Viamão no RS deve suspender paralisação na sexta.

fonte: diariodeviamao.com.br


Uma reunião entre a diretoria do Hospital Viamão e o Conselho Municipal de Saúde - que aconteceu no final da tarde da última sexta-feira (9) - anunciou novidades positivas para a população. O Estado irá repassar ao Hospital, hoje (dia 9) e sexta-feira (dia 13), em torno de 3 milhões de reais. A partir deste pagamento, o Hospital retornará as suas atividades, mesmo não sendo o valor total da dívida, que já chega aos R$ 15 milhões. 

No comunicado enviado à imprensa, o Conselho também cobrou a prefeitura de Viamão, que diminuiu o número de agentes comunitários de saúde para dois por equipe. Segundo eles, essa redução reflete no aumento da demanda do hospital.

Confira na íntegra o documento:

COMUNICADO A COMUNIDADE DE VIAMÃO

"O Conselho Municipal de Viamão através deste documento vem tornar público as ações realizadas de junho/2016 até a presente data referente à crise financeira do Hospital de Viamão.

1º) Nos dias 17 e 20/06/2016 reuniu-se com o Instituto de Cardiologia Hospital de Viamão, Poder Executivo, Legislativo e Entidades representativas do Município ACAMVI, ACIVI, ACOSITIO, AMAVIDA, APAE, ASCOQUE, ASSOC COM. COMUN STA ISABEL, ATAPEV, CASA DO KETU, LIONS CLUBE, LOJA CONCILIAÇÃO, OAB, ROTARY CLUB, VIAMAMA, CRV, CRO, CRN, CRFRS, CREMERS, CREFITO, COREN, POLICLINICA VIAMOPOLIS, LABORATORIO MERCIO PEREIA, ICHV, EMATER, CLINICAP, SMS, onde o representante do Hospital de Viamão apresentou os indicadores e suas dificuldades financeiras e tornou público uma dívida do Estado com o Hospital no valor aproximado de R$ 12 milhões de reais. Desta reunião resultou um documento que foi entregue ao Ministério Público, a 2ª Coordenadoria Regional de Saúde e a Secretaria Estadual de Saúde.

2º) No dia 24/06/2016 o Conselho Municipal de Saúde, o Prefeito e a Secretária Municipal de Saúde de Viamão reuniram-se com o Secretário Adjunto Francisco Paz, onde o mesmo recebeu o documento gerado da reunião realizada pelo Conselho, mas afirmou não serem verídicas as informações prestadas pelo Hospital de Viamão e disse ser problema de Gestão no Instituto de Cardiologia.

3º) O Conselho Municipal de Saúde, o Hospital de Viamão, OAB e demais Entidades estiveram no dia 11/11/2016 em reunião com o superintendente Rogério Pires do Instituto de Cardiologia para ver a real situação, onde reafirmou a dívida do Estado.

4º) No dia 01/12/2016 convidamos para no dia 15/12/2016 reunir o Instituto de Cardiologia Hospital de Viamão, Poder Executivo, Legislativo e Entidades representativas do Município para comunicar os resultados obtidos por este Conselho referente às ações realizadas. Devido à falta de confirmação por parte das Entidades convidadas , cancelamos a reunião.

5º) No dia 06/01/2017 o Conselho recebe uma cópia do documento que foi encaminhado pelo Hospital de Viamão à Delegacia Regional de Saúde informando a decisão de cancelar os atendimentos eletivos pré-agendados em virtude do Estado não estar repassando os incentivos no valor de aproximadamente 15 milhões de reais, ao Hospital.

6º) A Mesa Diretora reuniu-se de forma extraordinária para tratar deste assunto. Convidamos a imprensa viamonense incluindo a Secretaria de Comunicação da Gestão que não se fizeram presentes. Na reunião fomos informados que o Estado vai repassar ao Hospital em torno de 3 milhões de reais ainda esta semana (09 e 13 de janeiro), e a partir deste pagamento o Hospital retornará as suas atividades, mesmo não sendo o valor total da dívida.

Hoje com a melhoria e demandas de ofertas de serviços como Neuro e Traumato aos usuários do SUS e também como referência para alguns municípios, a procura de atendimento é grande.

Aliado a isso, entendemos que o município também tem parcela de responsabilidade sobre o uso de serviços prestados pelo Hospital sem custos.

O Conselho alerta ao novo Gestor que precisa rever o posicionamento adotado pelo Gestor anterior em diminuir o número de agentes comunitários de saúde para 02 por equipe, causando sem dúvida alguma o aumento de procura ao Hospital e a UPA, já que a prevenção em saúde é o melhor remédio a ser aplicado e o mesmo foi reduzido".

Luís Fernando Prates - Presidente Conselho Municipal de Saúde Viamão/RS


Os Heróis da Vida Real.
Hora Certa

Estatísticas
Visitas: 6892883 Usuários Online: 53


Fan Page

Tempo no Brasil
You Tube Inscreva-se.
Departamento de Vendas.
Conexão Blogspot.
Rádio Web.
Bombeiros RS Treinamentos
Febrabom RS
A Maior Loja do Brasil

Inscreva-se em Nosso Canal.
Empresa Forte é Destaque Aqui!
Espaço Democrático.
Anuncie Aqui.
Anuncie Aqui!
Fique informado:
Colunistas

Júlio Valêncio

Contra ou a Favor! "eis a Questão".


MESTRE APARECIDO

O Malvado Favorito.


CARLOS CARDOSO

Bombeiros Civis do Rio Grande do Sul Fiquem Atento a Propagandas Enganosas pois, Nada é de Graça!


Redes Sociais


Bloquear cópia de conteúdo Não tente copiar!
Copyright (c) 2018 - conexaobombeiro.com.br - Todos os direitos reservados