BOMBEIROS

Publicada em 22/11/19 às 11:33h - 213 visualizações
Comandante dos Bombeiros e mais cinco são afastados por suspeita de corrupção em Goias.

fonte: G1


Segundo o MP-GO, grupo recebia viagens e até R$ 500 mil em troca de certificados que autorizam o funcionamento dos comércios. Cinco empresários foram presos.
O comandante-geral dos Bombeiros, coronel Dewislon Adelino Mateus, pediu para deixar a função nesta quinta-feira (21), após ser citado na investigação do Ministério Público de Goiás que apura um esquema de pagamento de propina para a liberação de certificados de conformidade, os quais autorizam o funcionamento do comércio. Outros cinco militares do alto escalão que são suspeitos de participar das fraudes também deixaram suas funções.
Nenhum militar foi detido durante a operação, realizada na terça-feira (19). Na ocasião, foram presos cinco empresários suspeitos de se associarem aos bombeiros na venda dos certificados. Os documentos devem ser liberados apenas depois da vistoria que avalia, por exemplo, se extintores de incêndio estão corretos e outros aspectos relativos à segurança do local.
Os bombeiros investigados são os coronéis Anderson Cirino e Dewislon Adelino Mateus, o tenente-coronel Hélio Loyola Gonzaga Júnior, o major Nériton Pimenta Rocha, o capitão Sayro Geane Oliveira dos Reis e o subtenente José Rodrigues Sobrinho.
A imprensa não conseguiu contato com a defesa dos citados na operação.
O governador Ronaldo Caiado (DEM) anunciou em uma rede social, na tarde desta quinta-feira, que o coronel Esmeraldino Jacinto de Lemos assume interinamente o comando-geral dos Bombeiros de Goiás. Mais cedo, o secretário estadual de Segurança Pública, Rodney Miranda, confirmou, ao sair do evento de lançamento do "Pacto Goiano Pelo Fim da Violência Contra Mulher", o afastamento dos militares e que o ex-comandante-geral pediu para sair até esclarecer a situação.
“Enviei ofício ao Ministério Público pedindo cópia na íntegra do processo. Vou montar um grupo de trabalho para apurar o conteúdo do MP e tomar atitudes tanto administrativas quando disciplinares cabíveis. Um representante da OAB e do MP serão convidados para participar do grupo”, comunicou Miranda.
Em nota, a corporação repudiou veementemente desvios de conduta ou atividades que possam ferir os princípios da legalidade e da moralidade que venham a ser cometidos no exercício das suas atividades. (Veja a nota na íntegra ao final do texto).
Coronel Dewislon Adelino Mateus pede afastamento do comando do Corpo de Bombeiros de Goiás 
Investigação
A investigação começou em 2017 quando um bombeiro não concordava com o que acontecia dentro da corporação e denunciou os atos ilícitos ao MP. De acordo com os promotores, os certificados eram vendidos para quem precisasse. Apenas para comerciantes da Região da 44 foram vendidos 145 certificados, segundo o MP-GO.
O promotor Giuliano Lima, responsável pela investigação do MP-GO, disse que o denunciante alertou sobre perigos que a venda desses certificados traria e chegou a citar um centro comercial em especial que adotou um sistema de gerador alimentado por diesel em um local sem ventilação.
“Isso possibilitaria a uma situação idêntica ao do Hospital lá do Rio de Janeiro. Aquilo ali, se referindo a alguns comércios lá, da Região da 44, é um barril de pólvora. Sequer seria possível de um caminhão dos Bombeiros chegar ali, se houvesse uma tragédia”, explicou o promotor.



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


Os Heróis da Vida Real.
Hora Certa

Estatísticas
Visitas: 7762398 Usuários Online: 124


Fan Page

Tempo no Brasil
You Tube Inscreva-se.
Departamento de Vendas.
Conexão Blogspot.
Rádio Web.
Bombeiros RS Treinamentos
Febrabom RS
A Maior Loja do Brasil

Inscreva-se em Nosso Canal.
Empresa Forte é Destaque Aqui!
Espaço Democrático.
Anuncie Aqui.
Anuncie Aqui!
Fique informado:
Colunistas

Júlio Valêncio

Contra ou a Favor! "eis a Questão".


MESTRE APARECIDO

O Malvado Favorito.


CARLOS CARDOSO

Bombeiros Civis do Rio Grande do Sul Fiquem Atento a Propagandas Enganosas pois, Nada é de Graça!


Redes Sociais


Bloquear cópia de conteúdo Não tente copiar!
Copyright (c) 2019 - conexaobombeiro.com.br - Todos os direitos reservados