BOMBEIROS

Publicada em 20/09/19 às 10:07h - 175 visualizações
Fundação Confirma que Hospitais Mineiros não Estão Preparados para Incêndio.

fonte: itatiaia


Maior pronto-socorro de Minas, o hospital João XXIII, em Belo Horizonte, não tem laudo de vistoria do Corpo de Bombeiros, nem um plano contra incêndio. Fiação exposta, falta de plano de evacuação em caso de sinistro e iluminação de emergência defeituosa são apenas alguns dos problemas identificados no João XXIII. E a Associação dos Servidores da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) alerta: várias unidades de saúde da rede têm problemas semelhantes.
“Os hospitais da rede Fhemig não têm plano de contingência para uma situação de incêndio, além de não ter equipamentos adequados para o combate ao incêndio quando iniciar. Mas no João XXIII a situação é muito mais grave, uma vez que é um hospital que tem nove andares. Ou seja, em uma situação de incêndio teríamos que evacuar os pacientes dos andares, coisa que seria impossível hoje uma vez que as escadas são em forma de caracol, inadequadas para passar camas”, revela Carlos Augusto Passos, presidente da associação. 
“Quando questionamos as direções que já passaram pela Fhemig e pelo próprio hospital sobre o que faríamos numa situação de tragédia, nunca houve uma resposta”, informou Carlos. 
Na última semana, um incêndio no hospital Badim, no Rio de Janeiro, matou 14 pacientes. A tragédia reforçou a preocupação de autoridades, pacientes e familiares sobre a segurança nas unidades de saúde no país. 
No caso de Belo Horizonte, a situação do João XXIII é tão grave que uma liminar da Justiça determina a criação de um plano de segurança contra incêndio e pânico. Na ação, o Ministério Público cita informações do próprio Corpo de Bombeiros, que não emitiu o laudo de vistoria por identificar uma série de irregularidades na unidade.
Catracas 
Uma alternativa no caso do João XXIII proposta por Carlos é a construção de uma passarela externa que serviria como rota de fuga para pacientes. “Não construíram nesses anos todos”, lamenta. 
“Consideramos que a situação fica mais grave agora, porque no ano passado a Fhemig, em vez de investir em material ou equipamentos de prevenção de incêndio para sanar toda essa precariedade, investiram em catracas eletrônicas instaladas em todas as portarias. A dimensão dessas catracas não permite passar com camas para o lado de fora”, denuncia. 
Ainda no João XXIII, existe uma bomba de água no subsolo que fica ao lado de geradores, sendo que alguns deles estão com fiações expostas, algo que pode provocar um incêndio a qualquer momento.
Os servidores relatam que fizeram um curso para brigadistas, mas os próprios instrutores não souberam dizer como os funcionários iriam sair com os pacientes, em caso de incêndio, após relatarem para os professores como é a estrutura do hospital.
Apesar de ressaltar que muitos esforços têm sido feitos no sentido de garantir a segurança em hospitais da rede Fhemig em Minas, o diretor assistencial da Fundação Hospitalar, Marcelo Lopes Ribeiro, admite que as unidades não são 100% seguras no que se refere à prevenção e combate a incêndios.
O maior entrave para resolver a situação é o orçamento limitado para obras. E elas são necessárias porque as unidades da rede de saúde da Fhemig funcionam em prédio antigos, que precisam de reparos.
Ele garante que mudanças importantes já foram feitas no João XXIII e um treinamento de evacuação de todo o hospital está sendo planejado para este ano.
Ainda de acordo com Marcelo Lopes Ribeiro, os elevadores do pronto-socorro, que eram bem antigos, já começaram a ser trocados, por recomendação do Corpo de Bombeiros.
O CTI do hospital fica no nono andar. Foi lá que houve a explosão de equipamentos e um incêndio há cerca de um ano, como revelou o próprio diretor da Fhemig à Itatiaia.



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


Os Heróis da Vida Real.
Hora Certa

Estatísticas
Visitas: 7762084 Usuários Online: 36


Fan Page

Tempo no Brasil
You Tube Inscreva-se.
Departamento de Vendas.
Conexão Blogspot.
Rádio Web.
Bombeiros RS Treinamentos
Febrabom RS
A Maior Loja do Brasil

Inscreva-se em Nosso Canal.
Empresa Forte é Destaque Aqui!
Espaço Democrático.
Anuncie Aqui.
Anuncie Aqui!
Fique informado:
Colunistas

Júlio Valêncio

Contra ou a Favor! "eis a Questão".


MESTRE APARECIDO

O Malvado Favorito.


CARLOS CARDOSO

Bombeiros Civis do Rio Grande do Sul Fiquem Atento a Propagandas Enganosas pois, Nada é de Graça!


Redes Sociais


Bloquear cópia de conteúdo Não tente copiar!
Copyright (c) 2019 - conexaobombeiro.com.br - Todos os direitos reservados