BOMBEIROS

Publicada em 28/11/18 às 08:27h - 97 visualizações
Projeto Bombeiro Mirim de Angra dos Reis ajuda a resgatar alunos afastados do ambiente escolar

fonte :G1


Iniciativa começou em setembro. Entre os assuntos ensinados aos estudantes durante esta aula “diferente” estão o combate aos incêndios e as diferentes formas de salvamento.
Um projeto que tem mudado a realidade de escolas municipais de Angra dos Reis, RJ, é o “Bombeiro Mirim”, que tem o objetivo de resgatar crianças e adolescentes que estavam afastados do ambiente escolar.
"Nós fazemos todo um trabalho de educação moral e cívica, quando as crianças cantam. Começa na parte da manhã, cantando o Hino Nacional, o hino da cidade. Elas vão para a sala de aula, depois voltam para receberem as instruções diretamente com os bombeiros", explicou o tenente coronel do Corpo de Bombeiros de Angra, Luiz Otávio Moura Gaspar.
A iniciativa começou em setembro e caiu no gosto da criançada, que já aprendeu muita coisa de lá para cá. Entre os assuntos ensinados aos pequenos durante essa aula “diferente” estão o combate aos incêndios e as diferentes formas de salvamento.
"Eu aprendi que não podemos mexer com fogo e que tem que chamar o bombeiro em caso de emergência", disse a pequena Ana Luiza Bom Gosto Lima, de oito anos.
O projeto “Bombeiro Mirim” acontece todas as quartas-feiras na Escola Municipal Santos Dumont, que fica no bairro Japuíba. O objetivo, além de orientar os alunos sobre como agir em caso de acidentes domésticos, é atrair essas crianças e adolescentes para a escola. Isso porque Angra dos Reis já está se igualando à capital, Rio, em números de evasão escolar em áreas de risco. O que preocupa bastante os educadores.
Projeto 'Bombeiro Mirim' de Angra dos Reis ajuda a resgatar alunos afastados do ambiente escolar
"Estávamos com problemas sérios com a infrequência, mas agregando este projeto a outros, a gente conseguiu reverter um pouquinho isso aí. Mas repito: tem que dar continuidade", disse a diretora da escola, Rosângela Mota.
Outra questão abordada pelo projeto é a prevenção e o combate às drogas. Esse tema se torna ainda mais importante quando é debatido com jovens, que muitas vezes convivem com a criminalidade que atinge com frequência alguns bairros de Angra.
"É um privilégio e uma experiência também, falar sobre a dependência química, o uso de drogas. Especialmente pra esse grupo entre crianças e adolescentes que vivem em comunidades. A gente pode estar aprendendo muito e também levando conhecimento para prevenir o uso de drogas", descreveu a assistente social do Corpo de Bombeiros, Ana Paula Cardoso Menezes.
E pelo visto, o projeto também já está ajudando as crianças a escolherem a profissão que pretendem seguir quando crescerem.
"Na minha turma agora tem um monte de criança que quer ser bombeiro e, aí como a gente tem as mulheres também da corporação, as meninas também [querem]. Os nossos alunos estão se encantando mais com esse espaço de aprendizagem, mas eles estão encantando também quem está de fora", explicou a professora Shirley Lopes.
Projeto 'Bombeiro Mirim' de Angra dos Reis ajuda a resgatar alunos afastados do ambiente escolar



Os Heróis da Vida Real.
Hora Certa

Estatísticas
Visitas: 6981572 Usuários Online: 63


Fan Page

Tempo no Brasil
You Tube Inscreva-se.
Departamento de Vendas.
Conexão Blogspot.
Rádio Web.
Bombeiros RS Treinamentos
Febrabom RS
A Maior Loja do Brasil

Inscreva-se em Nosso Canal.
Empresa Forte é Destaque Aqui!
Espaço Democrático.
Anuncie Aqui.
Anuncie Aqui!
Fique informado:
Colunistas

Júlio Valêncio

Contra ou a Favor! "eis a Questão".


MESTRE APARECIDO

O Malvado Favorito.


CARLOS CARDOSO

Bombeiros Civis do Rio Grande do Sul Fiquem Atento a Propagandas Enganosas pois, Nada é de Graça!


Redes Sociais


Bloquear cópia de conteúdo Não tente copiar!
Copyright (c) 2018 - conexaobombeiro.com.br - Todos os direitos reservados