Júlio Valêncio

jcvalencio@hotmail.com

Biografia: Bombeiro Civil ativo, Formação em petróleo e gás, Técnico Segurança do Trabalho MTE/0017535/RS,Acadêmico em gestão e segurança, Empresário, Fundador do projeto ação solidária, Um dos Fundadores da Associação de Bombeiros Civis do Estado do Rio Grande do Sul, Diretor Operacional da Empresa Bombeiros Civis RS, Membro da Assembleia Nacional Febrabom, responsável por diversos projetos de valorização e desenvolvimento para a categoria, Fundador do primeiro Jornal Brasileiro voltado para Bombeiros Civis. Atualmente, tem se dedicado em ações de que buscam parcerias empresariais que visam o desenvolvimento social, intelectual e profissional dos Bombeiros civis em nível Brasil!


Publicada em 06/08/2016
Contra ou a Favor! "eis a Questão".

por Júlio Valêncio

A velha historinha do "Contra e do a favor!"
Pergunta:
Até quando teremos que ouvir, está baboseira enraizada em nosso meio que não ajuda nossa classe em Nada?
O que na verdade existe hoje, são pessoas que buscam melhoria para toda a categoria porém, com visões e caminhos diferentes que buscam, o mesmo Objetivo. não podemos achar que somente uma Opinião é valida ou,que todos estão errados e somente uma linha de pensamento é Correta! pensando Desta forma, onde ficaria a liberdade de Pensamentos e escolhas?
As iniciativas de luta pela categoria estão espalhadas de Norte a Sul do Brasil vindas de diversas pessoas basta pesquisarem. pergunta: será que nenhuma é Meritória?
Será que alguns se acham, os únicos seres pensantes e com boas intenções na face da Terra?
Onde ficaria, a liberdade de escolher oque em nossa visão momentânea nos é favorável?
Onde chegaríamos com uma linha de pensamento Único?
Como teríamos, nossas opiniões respeitadas senão respeitamos as dos outros?
"Todos que lutam pelo desenvolvimento Dos Bombeiros Civis, possuem méritos!!" 
O que tem faltado em nossa visão, é a falta de entendimento e respeito as opiniões e caminhos diferentes que todos tem direito de escolher. na Busca, Do mesmo Objetivo.
O que precisa ser analisado, é quais destes caminhos são os melhores e mais confiáveis a serem seguidos! Cabendo aos Bombeiros Civis principalmente, os Lúcidos! a melhor escolha.
A análise destas escolhas em nossa opinião, deve levar em consideração principalmente os seguintes itens:
A credibilidade e ações de seus Lideres frente a categoria, suas ações frente a sociedade e credibilidade junto ao poder Publico.

Apontamento: 1 LIDERANÇAS

"liderança que não respeita opiniões contrarias dificilmente, aceitara contestação ou, indagações contrárias vindas de seu comandados. tornado se assim, um absolutista que logo ali na frente, levara todos para Lugar nenhum! Pois ninguém, é dono da verdade absoluta!"

Apontamento: 2 VISÃO

Vivendo em um Regime democrático e principalmente, em sociedade. cabe aos profissionais Civis possuírem, visão periférica em assuntos relativos a suas atividades.

acompanhando principalmente, oque é realizado por outras pessoas que se utilizam de outros métodos porém com os mesmos objetivos. fazendo com que muitos Bombeiros Civis, Deixem de se tornar "PAPAGAIOS DE PIRATA" que só repetem oque é dito ou, defendam de forma Talibanesca ações de seus comandados que em muitas vezes, os utiliza para manter seus interesses pessoais e a vida Boa que a exploração da categoria lhes trazem. Lembrem se : "AS AÇÕES DEVEM SER COLETIVAS , VISÍVEIS E DEMOCRÁTICAS."

3º e Ultimo apontamento: CRITICAS

Infelizmente devido a diversos interesses e a extraordinária divisão dentro de nossa categoria muitas vezes, a Critica Baseada no desconhecimento das ações.. vem antes da pesquisa sobre o assunto a ser criticado. oque mostra muitas vezes, a falta de visão Periférica e fragilidade de conhecimento de muitos profissionais que abdicam da pesquisa opinando muitas vezes sobre assuntos que não possuem conhecimento absoluto. prejudicando desta forma, boas iniciativas vindas de diversas pessoas ou, instituições Brasil a fora! lembre se: "SER PEDRA, É MUITO MAIS FÁCIL DO QUE SER VIDRAÇA!"

O Desenvolvimento e organização só se dará de forma plena, quando partir diretamente dos Profissionais Civis! Portanto, o raciocínio logico, coerente e imparcial deve ser colocado em prática com urgência. como dito em outros comentários, estamos nos tornando a única categoria reconhecida legalmente que Briga entre Sí. Fato este, que abaliza a falta de respeito de nossas atribuições e atividades frente a toda a opinião Publica. 

OBS: "MUITOS QUE FOMENTAM ESTÁ DIVISÃO BASEADA NO ÓDIO. DE ACORDO A LEI FEDERAL 11901 EM SEU ART 2º, NEM BOMBEIROS CIVIS DE FATO SÃO!"

Grato e Até a Próxima!






Publicada em 10/07/2016
Os Leões do Mundo Virtual.

por Júlio Valêncio

Mudanças através do mundo Virtual?


É inegável que as ferramentas virtuais como whatsapp, Facebook entre outras, aproximam pessoas e tornam as informações muito rápidas. porém, para a categoria e em especial a de "Bombeiro Civil" de nada adianta se não houver,"PARTICIPAÇÃO!"


Acompanhando a categoria como tenho feito a muito tempo e principalmente, Prestando atenção nos lamentos de Bombeiros Civis de varias partes do Brasil! percebo que a insatisfação pela falta de oportunidades tem sido a tônica principal da categoria!


Esta insatisfação fica evidente através das mídias sociais... mas a questão a ser discutida,não é está. a pergunta a ser feita, é oque temos feito para mudar este quadro?


Voltando a questão das mídias sociais entendemos sua importância porém,sem trabalho físico de nada adianta. fica evidente, a falta de envolvimento dos Bombeiros Civis principalmente, quando o assunto é mobilização de forma física e efetiva. de que adianta, a reclamação Virtual de muitos se os mesmos, não lutam pelo seu espaço? de que adianta apontar falhas se os mesmos, não participam no apontamento de soluções?


De que adianta a qualificação profissional se não existe emprego ou,melhores condições?


Acompanho diversas mobilizações de varias entidades Brasil a fora! que buscam melhorias e que contam e clamam, pela a participação do principal interessado que no caso seriam os Bombeiros Civis!


Porém, o resultado final destas tentativas de mobilização no aspecto físico, se tornam decepcionantes e principalmente desanimadoras.


A pouca participação da categoria faz com que ela fique a margem da sociedade tornando a sem ou, com pouca importância não obstante a isto, a torna de pouco interesse social e politico.


A mudança deste quadro só se dará através da visibilidade que só acontecerá, através da participação física que consequentemente, mostrara de forma ampla a necessidade desta mão de obra tanto na parte social, quanto na questão de importância como classe organizada.


Mesmo com muitas dificuldades encontradas pelas entidades que tentam esta mobilização.


Em seus estados...Ressalto aqui, um bom exemplo de luta e que ao meu ver, tem obtido bons resultados Falo: do "movimento 36" no Rio Grande Do Sul que vem trabalhando em conjunto com a Febrabom que através da mobilização e principalmente da participação Física de seus participantes, tem conseguido buscar seu espaço dentro do Estado do Rio Grande do Sul.


Os caminhos são existentes porém, só a participação através do Mundo Virtual de nada adianta!!


Abraço a todos!   






Publicada em 10/07/2016
Bpc Você Está Atento as Mudanças?

por Júlio Valêncio

Olá... caros amigos!

O Bombeiro civil hoje em todo o Brasil! é sem dúvida nenhuma, uma inegável realidade.

Estar atento as novas tendências, passou a ser praticamente uma questão obrigatória!!

Mesmo com a profissão se deparando vez por outra, com diversos problemas de organização, fiscalização muitas vezes não sabendo nem sua real função dentro do contesto! Ainda assim, e com todos estes dilemas. Está comprovado que a profissão dentro do território brasileiro, veio para ficar! Muito disto, se deve à ausência e pela falta, de recursos do poder público. Porém, mesmo carecendo de uma melhor preparação em diversos aspectos, ressalto um ponto Este que talvez, seja o item principal para o Desenvolvimento como profissional, e como profissão! Cito: A PREPARAÇÃO EM NÍVEL ESCOLAR.  Mesmo sendo um curso aberto e de caráter Qualificatório! Quem não se atentar a este detalhe, terá sérias dificuldades na busca de vagas. Seria muito importante, devido ao inchaço dentro da profissão e principalmente, levando em conta as mudanças e exigências constantes dentro do mercado de trabalho, A Conveniência aos candidatos a Bombeiros civis, terem o ensino médio concluído ou em conclusão... para que possam disputar uma vaga de emprego em caráter de igualdade de condições em relação aos demais Bpcs. Obs: existem diversos outros requisitos, como cursos adicionais e etc.…  porém, o ensino médio tem sido uma exigência real no momento de contratação.  Como dito anteriormente, muito destes critérios adotados pelas Empresas, se deve, a falta de obrigatoriedade de comprovação escolar, no momento da realização do curso como também, a enorme quantidade de Bpcs que se formam a todo o momento e em todos os cantos...muitos deles, sem os requisitos mínimos ou aptidão para tal. Ressalto aqui, que diversas instituições de formação, já estão exigindo comprovação escolar dos candidatos como também, temos o entendimento que uma boa parte dos Bpcs, possuem "sim, " qualificações necessárias! Porém, isso ainda não tem sido uma realidade em todas as localidades Brasileiras e principalmente, divulgadas de forma amplamente devida aos candidatos antes da realização do curso, ou no momento da matricula.

ACOMPANHAR AS MUDANÇAS:

Outro aspecto importante a ser considerado, é estarem atentos as novas tendências pesquisando e principalmente se adequando, as necessidades apresentadas pelo mercado.

Investindo em treinamentos e cursos que realmente atendam, preparem e que principalmente, sejam úteis Dentro de seu ramo de atividade e ao mercado, e suas mudanças.


CONHECER DE FORMA PLENA SUA ATIVIDADE E SUA LEGISLAÇÃO:

Quando escolhemos uma profissão seja ela qual for, o mínimo exigido é entender seu funcionamento e sua legislação.

Um Profissional de ponta sabe disso por isso, estuda e pesquisa!

Ter o conhecimento sobre sua legislação, e principalmente saber interpreta-las é fundamental! Hoje infelizmente, ocorre um fenômeno chamado (achismo) ou seja: a opinião baseada em interpretação pessoal sem estudo, e geralmente tendenciosa. Isso atrapalha o desenvolvimento do bombeiro civil e principalmente, do candidato a tal!

Infelizmente ainda é existente a presença de falsos instrutores em meio a classe. Portanto:

Procurar boas escolas e principalmente, saber de onde saíram seus instrutores é meio caminho andado para um bom treinamento ou Formação. LEMBREM SE: ponto de vista ou achismo, não existem dentro de Leis pré-existentes na dúvida pesquisem!!


LEI FEDERAL, NRS, NBRS E INSTRUÇÕES TÉCNICAS ESTADUAIS ESTÃO TODAS DISPONÍVEIS NA INTERNET COMO TAMBÉM, DIREITOS E DEVERES DE SUA REPRESENTAÇÃO LOCAL.

"Ponto de vista ou achismo, não é lei. "

Até...






Publicada em 10/07/2016
Bombeiros Civis do Brasil Vocês já Ouviram Falar em Desenvolvimento sem Participação?

por Júlio Valêncio

Desde sua regulamentação a mais de 7 anos,a profissão de Bombeiro Civil manteve suas características.

Ressalto aqui,principalmente uma que dificilmente muda. e que é responsável, pelo marasmo,e descaso de nossos representantes sejam eles sindicais,ou políticos para com nossas atividades.

Falamos da insistente e imutável:

"FALTA DE ENVOLVIMENTO PARTICIPATIVO BOMBEIRIL NO BRASIL!"

O envolvimento Diário junto a classe!nos mostra e deixa evidente através das redes sociais,

O total e geral descontentamento devido a falta de emprego e ações de melhorias visíveis para a categoria Brasil a Fora...Porém, a pergunta que fica é a seguinte:

 Oque nós Bombeiros Civis,

Temos Feito para a mudança desta Situação?

Resposta; de concreto Nada!!

A facilidade na Formação aliada a desinformação muitas vezes, Direcionada a interesses próprios e fora da situação real do mercado. Faz com que Muitos se formem,mas que poucos Se envolvam Na dura Missão! que tem sido, a luta do Reconhecimento De Nossas atividades!

Não é de agora,que diversas ações Realizadas e que contavam, com a participação de Bombeiros Civis Inclusive,para assuntos de Interesse Direto! não Conquistaram resultados

Desejados Muito Disto e exclusivamente por isso, pela falta de participação do Principal interessado: "O Bombeiro Civil!"

Pergunta; como vamos exigir sem participar de nada?

Como Podemos realizar mudanças se não Lutamos por elas?

Será Que ao invés de reclamar não seria melhor,nos tornarmos mais pró-ativos?

Quem disse que Ser Bombeiro Civil era tarefa Fácil se foi dito, mentiram pra Você? 

Bombeiros do Brasil! os obstáculos são evidentes dentro de todo o território Nacional

Porém,sem participação direta de todos tornará o processo de Desenvolvimento ainda mais 

Lento.

"Somente Realmente juntos e participativos Mudaremos de Fato alguma Coisa."



O mais sólido e ais duradouro Traço de União entre os seres é a Barreira.



Pierre Reverdy





Hora Certa
Estatísticas
Visitas: 5303941 Usuários Online: 45


Fan Page

Departamento de Vendas.
You Tube

Tempo no Brasil
Conexão Blogspot.
Febrabom RS
Bombeiros RS Treinamentos
A Maior Loja do Brasil

Empresa Forte é Destaque Aqui!
Veja agora!
Espaço Democrático.
Anuncie Aqui.
Anuncie Aqui!
Fique informado:
Rádio Web.
Colunistas

Júlio Valêncio

Contra ou a Favor! "eis a Questão".


MESTRE APARECIDO

O Malvado Favorito.


CARLOS CARDOSO

Bombeiros Civis do Rio Grande do Sul Fiquem Atento a Propagandas Enganosas pois, Nada é de Graça!


Redes Sociais


Bloquear cópia de conteúdo Não tente copiar!
Divulgue e Apareça!
Copyright (c) 2017 - conexaobombeiro.com.br - Todos os direitos reservados